domingo, janeiro 22, 2006

Vossa Majestade,

Sim, entendo quando falas de força. Força é um mal necessário que por muitas vezes impõe sua existência. Não sei se tenho a força que me é exigida, mas aprendi a inventa-la. E, embora não me orgulhe, não me arrependo de tê-la criado. Essa minha força evita e ameniza muitos sofrimentos alheios. Sei, sei que já devia ter me livrado desse dever de ajudar os outros. Mas se me privar desse consolo, dessa ‘qualidade’, já não sei se me restará alguma.
Muito controversa essa questão de auto-afirmação não é?! Vivo me atrelando aos bons critérios de minha pessoa, mas inconscientemente me questiono se todos eles são como essa minha força. Inventados, desculpados, medrosos, ‘altruístas’.
O que sei é que não posso mais lidar com tais sofrimentos, já muito me atingem aqueles em que não tive participação, não agüentaria se estes fossem, mesmo que indiretamente, provocados por mim. Muito menos travaria uma luta contra o espelho, só eu sei quanta dor senti ao desagradá-lo. Esse meu espelho já não reflete mais a minha imagem, mas é um lugar ao qual olhar. É um olho que olha de volta, mesmo sem se preocupar, mesmo sem me alcançar.

Sei também que se preocupa com minha solidão. Não mais o faça. Admito sim, que muito me aflige. Mas só me dispensarei dela no momento em que encontrar algo real, no momento em que me sinta real. Enquanto isso, aprecio a felicidade dos que vivem ao meu redor, desfruto das alegrias que me passam os que sorriem. E tenho, finalmente, esperanças de que possa um dia acrescentar ao meu sorriso mais esse significado.

Quanto à arte? Ah sim, viva de arte, seja a arte! Faça da sua vida um livro, uma peça, uma canção. Não lhe é preciso o abandono do trono. Para a arte não há imposições, a arte é de cada um e todos somos dela.

Ah, como gosto dessas setas azuis! Caminho de olhos fechados para abri-los e descobrir que meus passos ainda as seguem. Elas guiam meus pés. Elas não indicam, mas reafirmam o caminho certo.

Encarecidamente,

Teresa.

*Peco-te que ponha a minha vista essa nova faixa. Gostarei muito de olhar os seus dizeres pela manhã.